Conteúdo da Notícia

Enquete do TJCE: 69% dos usuários rejeitam proposta sobre o fim da gratuidade do ensino superior

Enquete do TJCE: 69% dos usuários rejeitam proposta sobre o fim da gratuidade do ensino superior

Ouvir: Enquete do TJCE: 69% dos usuários rejeitam proposta sobre o fim da gratuidade do ensino superior

O Banco Mundial sugeriu, em um relatório com propostas para aumentar eficiência e equidade do gasto público no Brasil, que o governo deveria acabar com a gratuidade do ensino superior. Com isso, a enquete do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) perguntou, durante a última semana, se os internautas concordam com a ideia.
Todas as 127 pessoas que participaram do questionário manifestaram opinião sobre o assunto. Dessas, um percentual de 69% (88 votos) responderam que não. Segundo elas, a medida não solucionaria o problema da desigualdade social, pelo contrário, aumentaria ainda mais. Já 31% (39 votos) aprovam a sugestão, mas somente se o governo continuasse subsidiando os estudantes que estão entre os 40% mais pobres do país, conforme o documento apresentado.
De acordo com o relatório “Um ajuste justo – propostas para aumentar eficiência e equidade do gasto público no Brasil”, elaborado pelo Banco Mundial, para cortar gastos sem prejudicar os mais pobres, o governo deveria acabar com a gratuidade do ensino superior. Pois, segundo o estudo, 65% dos estudantes das instituições federais de ensino superior estão na faixa dos 40% mais ricos da população.
Contudo, o governo deveria continuar subsidiando os estudantes que estão entre os 40% mais pobres do País. Já os estudantes de renda média e alta poderiam pagar pelo curso depois de formados. Durante a faculdade, eles acessariam algum tipo de crédito, como por exemplo, o Financiamento Estudantil (Fies).
Já está disponível, no Portal do TJCE, a nova enquete: Uma ideia legislativa, que tramita no site do Senado Federal, propõe enquadrar corrupção como crime hediondo, contra a ordem pública e de lesa-pátria. O que você acha da proposta? Participe!