Conteúdo da Notícia

Encontro dos presidentes dos tribunais de justiça do País é tema do “Judiciário em Evidência”

Encontro dos presidentes dos tribunais de justiça do País é tema do “Judiciário em Evidência”

Ouvir: Encontro dos presidentes dos tribunais de justiça do País é tema do “Judiciário em Evidência”

O “Judiciário em Evidência” desta edição traz a cobertura completa do 107º Encontro do Conselho dos Tribunais de Justiça. O evento, realizado nos dias 9 e 10 de junho em Fortaleza, reuniu presidentes e outros representantes dos tribunais estaduais, ministros do Superior Tribunal de Justiça e a vice-presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Carmén Lúcia.
A abertura ocorreu no Palácio da Abolição, sede do Poder Executivo cearense. Na ocasião, o presidente do Conselho e do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Pedro Bitencourt, ressaltou a importância do encontro. “Dos 100 milhões de processos que tramitam no País, 80% estão nos tribunais estaduais. Nesses encontros nós conversamos sobre gestão, práticas judiciárias, governança, trocamos experiências e copiamos boas iniciativas dos estados”, explicou.
O desembargador foi entrevistado pela jornalista Karine Wanessa em estúdio montado no Hotel Gran Marquise, onde houve um dia inteiro de debates. Ele falou sobre o trabalho à frente do Conselho, que foi criado em 1992 com o nome de Colégio Permanente de Presidentes, e sobre os desafios do Judiciário em meio à crise econômica nacional.
O entrevistado destacou a importância do planejamento estratégico. Disse, ainda, ser necessário continuar investindo em métodos alternativos de solução de conflitos, como a mediação e a conciliação. Ao final, afirmou que as corregedorias devem exercer papel, sobretudo, de apoio aos magistrados para assegurar uma melhor prestação jurisdicional.
Tem ainda entrevistas com os palestrantes do evento. Você também vai saber quais as principais conclusões acordadas pelos participantes, divulgadas por meio da “Carta de Fortaleza”.
A edição desta semana ainda traz homenagem que a Controladoria Geral de Disciplina prestou à presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargadora Iracema Vale, e outras autoridades. A solenidade ocorreu no dia 13 de junho em comemoração ao aniversário do órgão. Outro destaque é a reportagem sobre reunião entre a chefe do Judiciário cearense e os juízes da Capital e do Interior para debater a situação financeira do país.
O programa será exibido neste sábado (18/06), na TV Assembleia, às 18h30; no domingo (19/06) na TV O Povo, às 12h15; e na segunda-feira (20/06), na TV Fortaleza, às 14h30.
CANAIS
TV Assembleia – canal 30 aberto e Multiplay
TV O Povo – canais 48 aberto e 23 da Multiplay
TV Fortaleza – canais 6 da Multiplay e 61.4 digital aberto. Nessa emissora, as reprises ocorrem na quarta-feira (7h), quinta-feira (15h10) e no sábado (12h).
O programa também fica disponível nos sites www.tjce.jus.br e youtube.com.br/tjceimprensa.