Conteúdo da Notícia

Detentos rebelados em Acaraú, após a morte de um colega na cela

Ouvir: Detentos rebelados em Acaraú, após a morte de um colega na cela

04.08.09
Os 65 presos atualmente recolhidos da Casa de Detenção de Acaraú, zona Norte do estado, a 238km de Fortaleza, realizaram um protesto, na manhã de ontem (03/08), como forma de reivindicar melhorias naquela cadeia, entre elas, a alimentação e ampliação no número de agentes penitenciários. O motim dos presos começou cedo da manhã, logo após eles saírem das celas para o banho sol.
?Cheguei pela manhã, como faço diariamente, e coloquei todos fora das celas, mas, de repente, eles se amotinaram e resolveram fazer o protesto?, disse Manoel Marcelino, agente prisional da cadeia.
Segundo Marcelino, a cadeia só tem condições de manter encarcerado 20 presos, mas hoje se encontra com 65, dos quais 11 estão no regime de semiliberdade, ou seja, apenas dormem no estabelecimento.
Os detentos alegavam que estavam revoltados com o descaso da direção da cadeia com a morte, supostamente por parada cardíaca, do preso Luís da Silva Vasconcelos, 43 , que cumpria pena por tráfico de drogas. Durante a madrugada, Luís da Silva passou mal e foi levado, às presas, para o hospital da cidade mas acabou morrendo minutos depois.
Indignados com a morte do colega de cárcere, os presos destruíram parte do telhado, atearam fogo nos colchões e ainda, danificaram a rede de energia elétrica.
Como forma de tentar amenizar o clima tenso no local e acabar com o motim, três presos foram encaminhados ao Fórum Monsenhor Sabino de Lima Feijão, onde tiveram uma audiência com o juiz da comarca de Acaraú, Carlos Augusto Marques de Sales.