Conteúdo da Notícia

Desembargadora Maria Iracema do Vale assume nesta sexta-feira a Presidência do TRE do Ceará

Desembargadora Maria Iracema do Vale assume nesta sexta-feira a Presidência do TRE do Ceará

Ouvir: Desembargadora Maria Iracema do Vale assume nesta sexta-feira a Presidência do TRE do Ceará

A desembargadora Maria Iracema Martins do Vale, do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), assumirá, interinamente, a Presidência do Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE/CE). A solenidade será nesta sexta-feira (26/04), às 10h, na sede da Corte Eleitoral, no Centro de Fortaleza.

Na mesma sessão, o desembargador Antônio Abelardo Benevides Moraes será empossado nos cargos de vice-presidente e corregedor regional eleitoral. O motivo da mudança é a aposentadoria do desembargador Ademar Mendes Bezerra, presidente do TRE.

No próximo mês de junho haverá eleição dos novos dirigentes do TRE para o biênio 2013/2015. Os desembargadores Maria Iracema e Abelardo Benevides foram reconduzidos ao Pleno da Corte Eleitoral no dia 19 deste mês, conforme decisão do Órgão Especial do TJCE.

Além deles, também tiveram os nomes aprovados os desembargadores Francisco de Assis Filgueira Mendes e Maria Nailde Pinheiro Nogueira, como membros substitutos do TRE.

OS NOVOS DIRIGENTES

Maria Iracema Martins do Vale – Formada em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Administração Pública pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Tem Especializações em Direito Público pela UFC, Processo Civil pela Escola Superior do Ministério Público, além de curso de Direito Penal, realizado na UFC.

Foi nomeada desembargadora do TJCE, em 28 de outubro de 2005, pelo quinto constitucional, em vaga destinada ao Ministério Público do Estado. É presidente da 4ª Câmara Cível do TJCE. Ocupou o cargo de ouvidora geral da Justiça cearense. Ingressou no Ministério Público em junho de 1982, atuando nas Comarcas de Beberibe, Aracati, Acaraú, Sobral e Maranguape.

Antônio Abelardo Benevides Moraes – Bacharel em Direito pela UFC, tem pós-graduação pela mesma Universidade, em convênio com a Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec) e a Fundação Paulo Bonavides. Ingressou na magistratura cearense em 27 de junho de 1984, na Comarca de Ubajara.

Nomeado desembargador do Tribunal de Justiça em 25 de maio de 2006, integra a 3ª Câmara Cível. Passou ainda pelas Comarcas de Jucás, Tauá e Fortaleza. Foi juiz coordenador da propaganda eleitoral nas eleições de 1998. Também atuou como coordenador de varas do Fórum Clóvis Beviláqua e juiz auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça do Estado. Além disso, integrou o Fórum das Turmas Recursais Professor Dolor Barreira.