Conteúdo da Notícia

Desembargador Raul Araújo Filho assume cargo de ministro do STJ nesta quarta-feira

Ouvir: Desembargador Raul Araújo Filho assume cargo de ministro do STJ nesta quarta-feira

O desembargador Raul Araújo Filho assume o cargo de Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) nesta quarta-feira (12/05), às 17 horas, no plenário do STJ, em Brasília. A solenidade contará com a presença do presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Ernani Barreira Porto, e do corregedor geral da Justiça do Ceará, desembargador João Byron de Figueirêdo Frota.
Também comparecerão os desembargadores Francisco Barbosa Filho, Francisco Auricélio Pontes, Haroldo Correia de Oliveira Máximo, Sérgia Maria Mendonça Miranda, Maria Estela Aragão Brilhante, Vera Lúcia Correia Lima, Maria Iracema do Vale Holanda e Antônio Abelardo Benevides Moraes, integrantes do Pleno do TJCE.
Na última quinta-feira (06/05), Raul Araújo, integrante da 1ª Câmara Cível, participou de sua última sessão como membro do Poder Judiciário cearense.
O novo ministro foi indicado para o cargo pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no dia 5 de abril deste ano. Raul Araújo ocupará a vaga decorrente da aposentadoria do ministro Paulo Benjamim Fragoso Gallotti. Desde 1º de agosto de 2009, a vaga vem sendo preenchida interinamente pelo desembargador Francisco Haroldo Rodrigues de Albuquerque, também do TJCE.
O nome do novo ministro foi aprovado, no dia 29 de abril, pelo Senado Federal. Ele integrou lista tríplice encaminhada ao presidente da República depois de eleição pelos membros do Pleno do STJ. Ao todo, 55 desembargadores concorreram à vaga de ministro.
Raul Araújo vai integrar a 2ª Seção e a 4ª Turma do Superior Tribunal de Justiça. A Turma é composta pelos ministros João Otávio de Noronha (presidente), Aldir Passarinho Júnior, Luis Felipe Salomão e Honildo de Mello Castro.