Conteúdo da Notícia

Desembargador Francisco Pedrosa comemora 40 anos de magistratura

Desembargador Francisco Pedrosa comemora 40 anos de magistratura

Ouvir: Desembargador Francisco Pedrosa comemora 40 anos de magistratura

O desembargador Francisco Pedrosa Teixeira, presidente da 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), comemorou, nesta segunda-feira (04/08), 40 anos de serviços prestados à magistratura cearense. Para celebrar a data, reuniu desembargadores, assessores e familiares no Gabinete dele.

“Eu estou muito feliz com a lembrança da minha esposa e dos amigos, com quem divido esta data”, agradeceu o magistrado. Na ocasião, o desembargador foi homenageado com uma placa de agradecimento. “Toda vez que chego ao Tribunal, peço a Deus fé, humildade e sabedoria”, destacou.

Esteve presente o ex-ministro do Tribunal de Contas da União Ubiratan Aguiar e os desembargadores Rômulo Moreira de Deus, Maria Edna Martins, Maria Iracema Martins do Vale, Mário Parente Teófilo Neto, Maria Vilauba Fausto Lopes, Lisete de Sousa Gadelha, Paulo Airton Albuquerque Filho e Carlos Rodrigues Feitosa.

Além de presidir a 1ª Câmara Criminal, o magistrado integra as Câmaras Criminais Reunidas e o Tribunal Pleno.

TRAJETÓRIA

Francisco Pedrosa Teixeira nasceu em 2 de fevereiro de 1946, no Município de Tauá, distante 343 km da capital. Ingressou na magistratura estadual por meio de concurso de provas e títulos, assumindo no dia 3 de agosto de 1974, como juiz substituto da Comarca de Pereiro. Em 1976, pediu remoção para a Comarca de Guaraciaba do Norte, onde conquistou a garantia constitucional da vitaliciedade e a consequente ascensão ao cargo de juiz de Direito.

Também atuou nas comarcas de Campos Sales, Jaguaribe e Itapajé, sendo designado para responder pelas comarcas de Araripe, Pereiro e Itapipoca, além de Tamboril e Pentecoste.

Em Fortaleza, exerceu o cargo de juiz Auxiliar da 3ª Vara de Assistência Judiciária aos Necessitados, juiz titular da 17ª Vara Cível, da 2ª Vara de Delitos de Tráfico e Uso de Substâncias Entorpecentes e da 2ª Vara Cível.

Foi presidente da 4ª Turma Recursal dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais, Diretor Fórum Professor Dolor Barreira, até 21 de maio de 2001, quando foi convocado para integrar o Tribunal Pleno, em substituição ao desembargador Raimundo Hélio de Paiva Castro, permanecendo no colegiado até dezembro de 2001. Ocupou ainda a Vice-Diretoria do Fórum Clóvis Beviláqua em duas gestões, coordenando as Varas Cíveis.

No total, trabalhou 35 anos na Justiça de 1º Grau, até ser nomeado desembargador, pelo critério de antiguidade, em 10 de junho de 2009.