Conteúdo da Notícia

Desembargador Ernani Barreira destaca trabalho dos voluntários na conciliação

Ouvir: Desembargador Ernani Barreira destaca trabalho dos voluntários na conciliação

25.11.09
Difundir a conciliação como instrumento eficaz para pacificar conflitos e tornar mais ágil a prestação jurisdicional. Esse foi o objetivo do III Seminário de Conciliação, realizado nesta 3ª.feira (24/11), no 1º Salão do Júri do Fórum Clóvis Beviláqua.
A abertura do seminário foi feita pelo presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJ/Ce), desembargador Ernani Barreira Porto, que destacou o trabalho realizado pelos magistrados aposentados que atuam voluntariamente na Central de Conciliação do Fórum. ?Eles devem ser reconhecidos pela dedicação e entrega absoluta ao Judiciário. São um modelo do que o magistrado deve ser?, afirmou.
O diretor do Fórum Clóvis Beviláqua, Francisco José Martins Câmara, afirmou que o Ceará tem ocupado papel de destaque no processo de difusão da conciliação. ?Nossa Central é hoje modelo nacional?, enfatizou.
Para o coordenador da Central de Conciliação, juiz Eduardo Scorsafava, tem havido uma mudança de comportamento que favorece os acordos. ?Nós, operadores de Direito, sempre fomos preparados para o litígio. Mas hoje já começamos a assimilar que existem outras formas mais eficazes de solucionar os conflitos, que ajudam também a reduzir o acervo processual?, afirmou.
A advogada Roberta Carvalho, que participou de mesa redonda sobre os mutirões de audiências de negociação com bancos e instituições financeiras, também ressaltou a importância de consolidar a cultura da conciliação. ?Observamos que ambas as partes já estão mais flexíveis e abertas à negociação?, disse.
A programação do seminário contou ainda com debate e palestras sobre os temas ?A Conciliação como Instrumento de Distribuição da Justiça?, com o advogado Cândido Albuquerque; ?Conciliação é o Caminho?, com a professora Dayse Braga, e ?Ética nas Relações?, com o assessor pedagógico da Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec).
O III Seminário de Conciliação foi promovido pela Central de Conciliação e Centro de Treinamento Integrado do Fórum Clóvis Beviláqua.
Fonte: TJ/Ceará