Conteúdo da Notícia

Desa. Sérgia Miranda destaca papel da mulher na magistratura ao saudar nova integrante do TJCE

Desa. Sérgia Miranda destaca papel da mulher na magistratura ao saudar nova integrante do TJCE

Ouvir: Desa. Sérgia Miranda destaca papel da mulher na magistratura ao saudar nova integrante do TJCE

A desembargadora Sérgia Maria Mendonça Miranda, representando os demais componentes do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), saudou a nova integrante da Corte, Maria Vilauba Fausto Lopes. A magistrada foi empossada, nesta sexta-feira (06/07), em solenidade conduzida pelo chefe do Judiciário estadual, desembargador José Arísio Lopes da Costa.

Sérgia Miranda iniciou o discurso prestando homenagem póstuma ao esposo de Maria Vilauba Fausto Lopes, falecido prematuramente. “Adriano era um homem que sentia orgulho da esposa, falava dela com amor, admiração e zelo, e foi a pessoa que mais a estimulou a enfrentar o concurso para Magistratura”.

A desembargadora destacou a coragem e a ética da nova integrante do TJCE, que é natural da cidade de Icó, distante 375 Km da Capital. “Essa mulher guerreira, que assume as mais elevadas atribuições no Judiciário cearense, é conhecida pela dignidade com que sempre empunhou a bandeira da magistratura brasileira”.

Com a promoção de Maria Vilauba Fausto Lopes, o Tribunal de Justiça passa a contar com oito mulheres, o que representa 18% do total de membros, que são 43. Sérgia Miranda afirmou que a magistrada chega em “momento especial” à Corte de Justiça. “Por um lado se avizinha o ocaso da atual administração, marcada pela valorização do servidor, a continuidade do processo de informatização do Judiciário e a implantação do Órgão Especial, dentre outras realizações. Por outro, o fato de recebermos mais uma mulher no pretório”.

PAPEL DA MULHER NA MAGISTRATURA

Na oportunidade, a desembargadora ressaltou o papel da mulher nas carreiras jurídicas. “A trajetória da mulher, em especial na Magistratura, tem o marco da conquista. A primeira a ascender ao cargo de juíza no Brasil foi a cearense Auri Moura Costa, em 1939. Somente em 2000, o Judiciário brasileiro recebeu, na Corte Suprema, a ministra Ellen Gracie”.

Sobre as qualidade essenciais do julgador, Sérgia Miranda lembrou as lições do desembargador Nelson Hungria. “O que lhe é necessário, antes de tudo, é o espírito de ponderação, o ritmo psíquico, o equilíbrio moral, numa palavra: o bom senso. Ter bom senso é a qualidade primacial e indeclinável do juiz”.

Por fim, elencou os elementos necessários à realização da missão do magistrado, que é a “capacidade de indignar-se perante a injustiça, de erguer a voz para espancar a indignidade, não permitindo jamais que o desfile da vaidade dê lugar aos abusos e às injustiças”.

PERFIL

Maria Vilauba Fausto Lopes assume como desembargadora após quase 25 anos dedicados à Justiça de 1º Grau. Ela ingressou na magistratura em 1987, como juíza substituta da Comarca de Tamboril. Depois, passou pelas
Comarcas de Baturité e Tauá. Em 1996, foi promovida para a 5ª Vara da Fazenda Pública de Fortaleza, onde permaneceu até junho deste ano, quando foi escolhida para atuar na Justiça de 2º Grau.