Conteúdo da Notícia

Des. Fernando Ximenes participa da inauguração do Memorial do Paço e entrega da Medalha Iracema

Des. Fernando Ximenes participa da inauguração do Memorial do Paço e entrega da Medalha Iracema

Ouvir: Des. Fernando Ximenes participa da inauguração do Memorial do Paço e entrega da Medalha Iracema

O desembargador Fernando Luiz Ximenes Rocha, representando a Presidência do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), participou, nesta sexta-feira (13/04), da inauguração do Memorial do Paço, na Prefeitura de Fortaleza. O evento fez parte das comemorações pelos 292 anos da Capital, celebrados no dia 13 de abril.

O Memorial tem quatro salas com exposições das obras pertencentes ao acervo de arte do Município, troféus e premiações concedidos à Prefeitura e pinturas que retratam os ex-prefeitos da cidade. O público poderá conferir neste domingo (15/04), das 8h às 11h, na primeira edição da Ciclofaixa Cultural.

Também será possível conhecer os espaços recém-abertos e outros equipamentos culturais do Centro, como a Casa Barão de Camocim, Casa de Juvenal Galeno, o Forte de Nossa Senhora de Assunção, entre outros. Ao longo da semana, a visitação ficará aberta de terça a sexta-feira, das 8h às 17h.

MEDALHA IRACEMA

Na ocasião, houve ainda a entrega da Medalha Iracema a três personalidades: a jornalista e professora Adísia Sá, o arquiteto e professor Liberal de Castro e o cantor e compositor Raimundo Fagner. Os homenageados foram escolhidos em reconhecimento ao trabalho desenvolvido para o progresso da Capital.

Em nome dos homenageados, Adísia Sá falou sobre a honra de receber a comenda. “Eu não sou uma mulher de formalidades, sou de espontaneidade. Mas esse é um momento de muita alegria para todos nós e vou guardar na minha memória.”

Essa foi a primeira edição da Medalha Iracema, que será concedida anualmente, por ocasião das festas em comemoração ao aniversário da cidade, a instituições ou cidadãos que tenham prestado relevantes serviços à coletividade nos setores cultural, educacional, filantrópico, econômico, científico ou qualquer outro trabalho em benefício do povo.

O evento foi conduzido pelo prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio; e também contou com a participação da primeira-dama, Carol Bezerra; do vice-prefeito, Moroni Torgan; do ex-ministro Ciro Gomes; do reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Henry Campos; e de outras autoridades.