Conteúdo da Notícia

Des. Ademar Mendes Bezerra é homenageado  durante sessão das Câmaras Cíveis Reunidas

Des. Ademar Mendes Bezerra é homenageado durante sessão das Câmaras Cíveis Reunidas

Ouvir: Des. Ademar Mendes Bezerra é homenageado durante sessão das Câmaras Cíveis Reunidas

O desembargador Ademar Mendes Bezerra, do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), participou, nesta terça-feira (16/04), de sua última sessão de julgamento nas Câmaras Cíveis Reunidas. Na ocasião, o magistrado foi homenageado pelo trabalho realizado durante os 39 anos dedicados ao Judiciário cearense.

Ademar Mendes Bezerra vai completar o tempo de serviço para aposentadoria no próximo dia 25. O presidente do órgão colegiado, desembargador Fernando Luiz Ximenes Rocha, destacou a importância do homenageado para o Tribunal. “Ele sempre atuou com muito brilhantismo nas Câmaras Cíveis e na Corte Especial”.

A desembargadora Sérgia Maria Mendonça Miranda proferiu discurso em nome do colegiado. A magistrada destacou que o desembargador vai deixar marcas positivas no Judiciário. “Sempre tratou a todos com dignidade, respeito e carinho”.

A desembargadora Maria Iraneide Moura Silva ressaltou o espírito humano de Ademar Bezerra, como defensor da classe da magistratura. A desembargadora Vera Lúcia Correia Lima lembrou a atuação do homenageado como juiz de habeas corpus, destacando o zelo nas questões sensíveis e na defesa do ser humano.

O magistrado agradeceu as palavras, emocionado. No discurso, relembrou os anos dedicados à magistratura. “Estou deixando aqui [no Tribunal] grandes amigos. Se eu tivesse que começar a vida novamente, eu desejaria ser juiz e professor”, disse, ressaltando as duas principais carreiras que seguiu.

Até o próximo dia 25, o desembargador ainda participará de sessões da 2ª Câmara Cível e do Órgão Especial do TJCE.

CARREIRA NA MAGISTRATURA

Ademar Mendes Bezerra iniciou a carreira de juiz em 1974, na Comarca de Coreaú, a 281 km de Fortaleza. Foi titular das comarcas de Missão Velha, São Gonçalo do Amarante e Baturité, além de responder por várias outras do Interior. De 1987 a 1991 foi juiz auxiliar da Comarca de Fortaleza. Em seguida, assumiu a titularidade da Vara das Execuções Criminais, Corregedoria dos Presídios e de Habeas Corpus, até 2003. Saiu da citada vara para ocupar o cargo de desembargador do Tribunal. Atualmente é presidente da 2ª Câmara Cível e coordenador do Memorial do TJCE. Também está à frente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/CE) desde 2011.

FORMAÇÃO ACADÊMICA

É bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC). É licenciado em História pela Faculdade de Filosofia D. José de Sobral (agregada à UFC) e tem especialização em Direito Público pelo Departamento de Direito Público da UFC.