Conteúdo da Notícia

Curso promovido pela Esmec capacita  jovens para mercado de trabalho

Curso promovido pela Esmec capacita jovens para mercado de trabalho

Ouvir: Curso promovido pela Esmec capacita jovens para mercado de trabalho

O Curso de Maquiagem Profissional, promovido pela Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), termina nesta sexta-feira (22/04). A programação de encerramento começa às 13h com apresentação de fotos e vídeos das produções de beleza feitas pelos 18 alunos que estão concluindo a capacitação.
Cinco mulheres da Comunidade do Dendê, localizada no entorno da Esmec, foram as modelos dos estudantes na tarde dessa terça, dia 19. Entre elas está a cozinheira Viviane Andrade, que foi maquiada pelas duas filhas, Larissa e Laila, de 21 e 20 anos, respectivamente. “Estou sem acreditar no resultado. Elas realmente me surpreenderam e vão poder praticar sempre em mim”, comemora a mãe.
As jovens contam que se interessaram pelo curso porque fazem parte de um grupo de quadrilha junina e queriam saber como se arrumar melhor para as apresentações. Além disso, pensam em trabalhar profissionalmente. “Aqui a gente aprendeu desde a parte ética, a limpeza e conservação dos produtos e o tipo de maquiagem mais adequada para cada rosto. É muito bom o curso”, destaca Larissa Andrade.
Já Lucas Brandão quer ser produtor de desfiles de moda. Por isso acha importante saber tudo sobre o mundo da beleza. Enquanto não realiza o sonho, pretende atuar como maquiador. “Aprendi muito e acho que é uma profissão lucrativa. Pretendo fazer outras capacitações para trabalhar melhor”, disse.
Para Larissa Cavalcante, que ainda tem 17 anos e vai concluir o Ensino Médio em 2016, o curso trouxe amadurecimento. “Eu não sabia que precisava higienizar os pincéis sempre, não entendia como era feitos os contornos para melhorar cada tipo de rosto. Agora me sinto segura para maquiar outras pessoas”, ressalta.
O curso, com duração de 160 horas entre teoria e prática, está sendo conduzido pela professora Paula de Farias. “Eu sempre esperei o melhor deles, mas os alunos me surpreenderam. No começo eles achavam que já chegariam aqui para maquiar. Depois eles entenderam a importância da teoria e tiveram um bom desempenho na prática. As modelos ficaram lindas. É gratificante”, enaltece.
A servidora Lara Coe, responsável pelos cursos para a comunidade, informa que novas capacitações serão promovidas. “O nosso diretor, desembargador Paulo Ponte, acha importante promover a inclusão social. Nós já temos aulas de Português e Cidadania e de Inglês. Fizemos esse curso em parceria com o Senac e estamos com inscrições abertas para o Curso de Manicure”.
Todas as atividades são gratuitas. Os interessados em participar devem ligar para (85) 3218.6166.