Conteúdo da Notícia

CPI aprova pedido para indiciar Dantas

Ouvir: CPI aprova pedido para indiciar Dantas

08.05.2009 Nacional Pág.: 06
Brasília. Após quase 17 meses de investigação, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Grampos aprovou ontem o relatório final em que pede o indiciamento do banqueiro Daniel Dantas, dono do Opportunity. Dantas foi o alvo principal da Operação Satiagraha, deflagrada em julho de 2008.
Não houve o pedido de indiciamento do delegado afastado da Polícia Federal Protógenes Queiroz, responsável pela Satiagraha, e do ex-chefe da Abin Paulo Lacerda. Eles, porém, estarão presentes no anexo do relatório, nos votos em separado dos demais integrantes.
Jorge Félix, ministro do Gabinete de Segurança Institucional, e José Milton Campana, ex-número dois da Abin, também tiveram o indiciamento sugerido nos votos paralelos -que podem motivar novas investigações, caso o Ministério Público avalie que há indícios.
O texto final só foi referendado dessa forma após a relatora Iriny Lopes (PT-ES) garantir que os votos em separado seriam anexados ao relatório final. ´Não interessava ao governo o indiciamento de seus agentes públicos´´, afirmou o presidente da comissão, deputado Marcelo Itagiba (PMDB-RJ), referindo-se ao fato de Protógenes e Lacerda não terem sido incluídos.
A CPI comprovou o uso na Satiagraha de agentes da Abin e o acesso deles a dados sigilosos, o que é proibido por lei. A comissão teve início em dezembro de 2007 e manteve-se apagada até a Operação Satiagraha, em julho. Com as suspeitas de irregularidades na operação, os deputados passaram a tratar do caso.