Conteúdo da Notícia

Corregedoria Nacional de Justiça inicia inspeção no judiciário do Ceará

Ouvir: Corregedoria Nacional de Justiça inicia inspeção no judiciário do Ceará

01.09.09
Os trabalhos de inspeção do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no Poder Judiciário do Ceará tiveram início na manhã desta segunda-feira (31/08). A equipe da Corregedoria Nacional de Justiça visitou cartórios e passou por secretarias e gabinetes do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). A vistoria, que é realizada em unidades judiciárias da Capital e do Interior, prossegue até a próxima sexta-feira.
O juiz auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça, Ricardo Cunha Chimenti, que participa da inspeção, explica que a ação tem como objetivo apurar deficiências e destacar boas práticas no âmbito da Justiça do Estado. ?A nossa proposta é constatar in loco as principais dificuldades, para não se trabalhar apenas com estatísticas?, afirma.
O juiz esclareceu que, após a inspeção, em um prazo de 45 dias, será divulgado um relatório com todos os dados colhidos. O material trará ainda determinações do CNJ voltadas para a solução das deficiências encontradas nas unidades judiciárias. ?Também divulgaremos os aspectos positivos para que outros tribunais possam copiar, a exemplo do sistema avançado de informática que acabou de ser desenvolvido pelo TJCE?, ressalta. Em um período de até 120 dias após a divulgação do relatório, os representantes do Conselho devem retornar aos locais visitados para constatar se houve avanços no cumprimento das determinações.
O presidente do TJCE, desembargador Ernani Barreira Porto, destacou a iniciativa do CNJ. ?A vinda de representantes do Conselho é mais um ponto positivo na marcha ascendente do novo Judiciário Brasileiro. Nós aqui do Ceará buscamos o aperfeiçoamento da Justiça porque estamos convencidos de que o Judiciário precisa acelerar o seu passo no cumprimento às exigências da consciência social?, diz.
Esta é a 14ª inspeção que o CNJ realiza no País. As vistorias começaram a ser feitas em outubro do ano passado e já foram realizadas nos estados da Bahia, Maranhão, Piauí, Minas Gerais, Espírito Santo, Amazonas, entre outros.
Audiência pública – A população também pode contribuir com o trabalho de inspeção que está sendo feito no Poder Judiciário do Ceará. Na próxima quarta-feira (02/09), interessados em expor questões de interesse coletivo, relativas à Justiça cearense, poderão se inscrever para participar de audiência pública a ser realizada na quinta-feira (03/09), no auditório do TJCE.
O evento acontecerá a partir das 13h30min, e será presidida pelo Corregedor Nacional de Justiça, ministro Gilson Dipp. As inscrições para a audiência poderão ser feitas nos turnos da manhã e da tarde (das 9h às 12h e das 14h às 18h) na recepção do próprio auditório.
Fonte: TJCE