Conteúdo da Notícia

Comarcas de Caridade e Madalena disponibilizarão assistência médica para presos das cadeias públicas

Comarcas de Caridade e Madalena disponibilizarão assistência médica para presos das cadeias públicas

Ouvir: Comarcas de Caridade e Madalena disponibilizarão assistência médica para presos das cadeias públicas

Por iniciativa do juiz José Valdecy Braga de Sousa, os presos das Cadeias Públicas de Caridade e Madalena terão assistência de profissionais da área da saúde. A mobilização contará com médicos, enfermeiros, dentistas, psicólogos e assistentes sociais, cedidos pelas respectivas Prefeituras.

Os atendimentos, periódicos, serão feitos dentro das unidades prisionais. A primeira visita deve ocorrer já nos primeiros dias de maio, quando as equipes farão a análise preventiva da situação de cada interno. Se houver necessidade, os reclusos receberão encaminhamento para fazer os procedimentos em local adequado.

Segundo o juiz, a “medida visa garantir uma melhor atenção aos detentos, priorizando a prevenção ao invés da emergência, o que é bem mais prejudicial ao preso, evitando ainda maior oneração para a máquina estatal no deslocamento do preso”.

Os detalhes foram discutidos na última terça-feira (24/04), durante reunião entre o magistrado e os secretários de Saúde de Caridade e Madalena, Audioneida Aíres e Ovídio Rodrigues, respectivamente. Também ficou decidido que, durante os atendimentos, será garantido controle de segurança rigoroso às equipes.

O objetivo é ampliar o número de profissionais para atender as unidades prisionais, dando maior dignidade aos detentos. O juiz José Valdecy Braga é titular de Caridade e responde por Madalena. As Comarcas ficam localizadas, respectivamente, a 100 km e 187 km de Fortaleza.