Conteúdo da Notícia

CNJ lança prêmio para trabalhos de eficiência na Justiça

Ouvir: CNJ lança prêmio para trabalhos de eficiência na Justiça

30.09.09
O CNJ – Conselho Nacional de Justiça lançou o Prêmio Nacional de Estatísticas Judiciárias que tem como finalidade homenagear três instituições que utilizem as estatísticas judiciárias para aumentar a eficiência na prestação de serviços para a sociedade.
Podem participar do concurso órgãos integrantes do Poder Judiciário, pesquisadores, jornalistas e outros profissionais de comunicação, que realizaram estudos e projetos para informar melhor a sociedade sobre a função da Justiça.
O prêmio é divido em três categorias: Órgãos Judiciários, Pesquisadores e Imprensa. Na categoria Órgãos Judiciários, as instituições do Judiciário brasileiro poderão inscrever seus sistemas de informação, bases de dados, projetos, atos normativos, práticas inovadoras e outras iniciativas de caráter institucional, que incentivem a gestão da pauta processual, a diminuição da taxa de congestionamento ou o aumento da eficiência utilizando dados estatísticos e indicadores do Judiciário.
Os pesquisadores poderão participar inscrevendo teses, dissertações, relatórios de pesquisas acadêmicas, artigos técnicos e científicos e papers que utilizem em suas análises e conclusões os dados estatísticos e indicadores do Judiciário, especialmente aqueles divulgados na pesquisa Justiça em Números.
A categoria de Jornalistas e outros profissionais de comunicação podem participar apresentando artigos, reportagens jornalísticas, de autoria individual ou em co-autoria, veiculadas em formato de texto, áudio, audiovisual ou multimídia que utilizem análises estatísticas judiciais.
Todos os trabalhos deverão ter sido publicados no período de janeiro do ano anterior a maio de 2009.
O edital está disponível no site do CNJ: www.cnj.jus.br e as inscrições vão até o dia 15 de outubro.