Conteúdo da Notícia

“Casim” fugiu após sete anos na cadeia

Ouvir: “Casim” fugiu após sete anos na cadeia

13.01.2010 Polícia
Condenado a 23 anos de prisão por crimes de estupro e atentado violento ao pudor, Antônio Carlos Xavier, o ´Casim´, escapou da Colônia Agro-Pastoril do Amanari em maio de 2008. Até então, ele havia passado cerca de sete anos em regime fechado, dentro de um presídio, mas acabou sendo beneficiado pela progressão de regime, direito que todo apenado tem, de acordo com o que determina a Lei das Execuções Penais.
Na Colônia, aproveitou a pouca segurança existente ali e fugiu. Voltou a morar no Genibaú, mesmo bairro onde, em 2001, violentou várias meninas entre 5 e 8 anos de idade.
O delegado Francisco Braguinha de Sousa, hoje titular do 1º DP (Ellery), conta que, na época (janeiro de 2001) do primeiro fato era titular do 3º DP (Otávio Bonfim), mas recebeu a missão de investigar os crimes atribuídos ao ´Maníaco do Canal´ e acabou prendendo-o. “Ele estava escondido na Favela São Miguel II, em Caucaia”, diz. Levado para a delegacia, o acusado contou friamente como raptou a menina E.M.M., no bairro do Genibaú e a levou até o terreno baldio, no bairro Pio Saraiva, onde concretizou o crime. A menina só não foi assassinada porque desmaiou. O estuprador, então, fugiu, achando que ela já estava morta. Horas depois da fuga do acusado, populares encontraram a menina agonizante, com diversas lesões e até lama na vagina.