Conteúdo da Notícia

Casa de Justiça e Cidadania de Fortaleza será ampliada

Ouvir: Casa de Justiça e Cidadania de Fortaleza será ampliada

21.06.10
?A Casa de Justiça e Cidadania de Fortaleza (CE) deve ser ampliada nos próximos meses. O projeto, idealizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), visa aproximar o Judiciário do cidadão. O Tribunal Regional do Trabalho do Ceará ? 7ª Região (TRT-CE) vai aumentar o espaço de atendimento, passando dos atuais 120 metros para 210 metros quadrados. O objetivo é oferecer à população acomodações mais amplas e confortáveis e transformar o local em referência na oferta de serviços públicos relacionados à cidadania.
A mudança na estrutura física foi debatida em reunião realizada na última semana, na sede do TRT-CE, com a participação de todas as dez instituições que atuam na Casa e do conselheiro do CNJ Jorge Hélio Chaves. ?A idéia das Casas de Justiça e Cidadania é levar o Estado para mais perto do cidadão. É preciso acabar com aquela lógica de que só há escola, posto de saúde e polícia perto das populações pobres?, explica o conselheiro Jorge Hélio. Atualmente, a Casa de Justiça e Cidadania está localizada na Avenida Duque de Caxias, no Centro de Fortaleza, um dos principais corredores de ônibus da Capital cearense e rota diária de grande parte da população.
Em Fortaleza, na Casa de Justiça e Cidadania, a população encontra postos de atendimento do Programa Estadual de Defesa do Consumidor (Decon), Defensoria Pública, Juizado da Mulher, Câmara Municipal, Secretaria de Justiça do Governo do Estado e das Justiças do Trabalho, Eleitoral, Federal e Estadual. Para o presidente do TRT-CE, desembargador José Antonio Parente, a ampliação vai permitir que haja um aprimoramento dos serviços prestados. ?Essa ampliação é o primeiro passo para consolidarmos aquele local como referência popular na busca por Justiça e cidadania?, diz Parente. Ele também ressaltou que o TRT-CE está adquirindo um prédio vizinho para, futuramente, migrar a Casa para um novo espaço.?
(Site do TRT-CE)