Conteúdo da Notícia

Cariri preocupado com violência contra mulher

Ouvir: Cariri preocupado com violência contra mulher

Municípios 29.06.2010
O Cariri tem um histórico horripilante de crimes contra a mulher. O assassinato de 18 mulheres em toda a região está sendo um dos principais temas que vem sendo posto em discussão pelos conselhos municipais de Defesa das Mulheres que, além da violência em si, denunciam que a morosidade na Justiça quanto ao julgamento dos processos, falta estrutura de trabalho da Polícia, como veículos para atendimento às ocorrências, e ainda a instalação de uma casa para abrigar mulheres violentadas.
Melhor estrutura de trabalho para que as integrantes dos conselhos municipais da mulher de Crato e Juazeiro do Norte possam fazer um trabalho mais efetivo quanto às denúncias de agressões e espancamentos de mulheres na região do Cariri, além de um veículo para o atendimento de ocorrências nos grandes centros urbanos como Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha e demais municípios da região, está sendo uma das principais reivindicações que as conselheiras municipais fazem reiteradamente às autoridades. Elas cobram ainda agilidade por parte do poder judiciário no julgamento dos processos e a instalação de uma casa abrigar as mulheres vítimas da violência.
Falta de apoio
A conselheira do município do Crato, Maria Gomes Guedes, destaca que elas trabalham sem o mínimo apóio do poder público e entidades de classes. Destaca que atuam de forma voluntária, atendendo aos 28 municípios que compõe a região do Cariri. ?Não dispomos sequer uma sede e o espaço que utilizamos emergencialmente no Parque de Exposição do Crato já nos foi pedida porque no mês de julho haverá a Expocrato e eles necessitam do espaço que ocupamos, então já estamos saindo do local.? ? reclama.
Maria Guedes afirma ainda ser muito preocupante o número de mulheres que vem sendo assassinadas no Cariri. ?Só do ano passado para este ano, 18 mulheres foram cruelmente assassinadas. Isto sem falar nos espancamentos frequentes de mulheres por seus maridos e amantes. Para agravar a violência, os casos ficam impunes pela falta de ação e também de estrutura de órgãos públicos municipais, estaduais e federais no Cariri.? ? acusa a conselheira. (Com informações de Amaury Alencar, especiais para o Estado)