Conteúdo da Notícia

Apoteótica … – coluna Lêda Maria

Ouvir: Apoteótica … – coluna Lêda Maria

14.05.2010 caderno 03
…FOI a posse de Raul Araújo como ministro do Supremo Tribunal de Justiça, fim de tarde do último dia 12, em Brasília. Em cerimônia conduzida pelo presidente do STJ, Cesar Asfor Rocha, foi primeiramente feita uma leitura do termo de posse. Depois, dois ministros foram convocados para ir buscar Raul e levá-lo ao Plenário, já totalmente lotado de autoridades e convidados.
Raul, vestido com a beca preta de ministro, adentrou o recinto mostrando um belo e farto sorriso de felicidade, contagiando os sisudos colegas de STJ. Os aplausos foram abundantes e convidado a sentar-se do lado direito da fila do presidente Cesar, Raul pôde circular próximo também à direita do cenário, onde postava-se a classe política.
À mesa principal, Cesar Asfor cedia sua esquerda ao governador Cid Gomes e cercava-se do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, também cearense, e do ministro do STF, José Toffoli e do presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante.
Na posse de Raul no STJ…
…NÃO houve nenhum discurso. Duração de 15 minutos, tempo para o ministro-presidente Cesar Asfor dizer que “a chegada de Raul em muito contribuirá para o aperfeiçoamento do trabalho do STJ, cumprindo uma missão que será tão valiosa e competente como foi aquela exercida por ele pelos órgãos públicos que já passara. Que você, Raul, seja muito feliz”.
Citando as personalidades presentes como o presidente do TJCE, Ernani Barreira (sem Monique);senadores Inácio Arruda e Patrícia Saboya;também os presidentes da AL, Domingos Filho; da Câmara Municipal, Salmito Filho; do TCM, Ernesto Sabóia, e o decano da política do Ceará, o deputado federal Mauro Benevides.
Cesar Asfor Rocha finalizou a solenidade com a execução do Hino Nacional e Raul Araújo foi para o grande salão de recepção para os cumprimentos.
Ministro Raul postou-se ao lado da mãe Iracema Coelho e da amada Marieta. Sua felicidade permitiu que, por duas horas, ele recebesse os abraços e as saudações, mantendo o sorriso e o charme que lhe são dominantes.