Conteúdo da Notícia

Alunos do Jardim Guanabara recebem palestra sobre drogas promovida pelo TJCE e Instituto Venelouis

Alunos do Jardim Guanabara recebem palestra sobre drogas promovida pelo TJCE e Instituto Venelouis

Ouvir: Alunos do Jardim Guanabara recebem palestra sobre drogas promovida pelo TJCE e Instituto Venelouis

O projeto “Amor à Vida, Crack Não”, promovido pelo Instituto Venelouis Xavier Pereira em parceria com o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), realizou, nessa terça-feira (25/11), a palestra “Drogas e suas Consequências”, proferida pela psicanalista e advogada Rossana Brasil-Kopf. A ação, dirigida aos alunos do 8º e 9º ano, ocorreu na Escola de Ensino Fundamental e Médio Deputado Francisco Almeida Monte, localizada no bairro Jardim Guanabara, na Capital.

Na ocasião, a psicanalista falou sobre a dependência que todos os tipos de droga causam, mesmo aqueles considerados menos agressivos, como o álcool e a maconha. “Maconha gera dependência também e as sequelas um dia vão aparecer”, explicou.
A profissional ressaltou também a importância da família para evitar que jovens se tornem viciados e o papel dos parentes na recuperação de dependentes. “O que a gente mais frisa é que quem oferece [a droga] não é o traficante, é o amigo. E depois que a pessoa entra, se não tiver o amor, o carinho e apoio da família, é muito difícil sair”, destacou.

O ex-empresário e dependente químico em recuperação Jorge Damasceno também conversou com os estudantes e contou sua trajetória após começar a usar entorpecentes, aos 13 anos. “A droga não quer bem a ninguém, essa sensação de prazer que ela te dá, passa”, pontuou. Disse ainda que hoje, após se distanciar de amigos e filhos, vê a vida de uma forma diferente, e aconselhou os jovens a investirem nos estudos para garantir um futuro de sucesso.

Para a estudante Camila Araújo, 15 anos, a conversa foi um momento de aprendizado que servirá para ajudar familiares dependentes químicos. “É muito importante o que eles disseram. A gente aprende o que deve e não deve fazer e leva esse aprendizado para casa”.

INSTITUTO
A parceria entre o Tribunal de Justiça e o Instituto Venelouis Xavier Pereira foi firmada em dezembro do ano passado, quando o presidente do TJCE, desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido, se comprometeu a apoiar a elaboração e a execução do projeto “Amor à Vida, Crack Não”.

Além do Judiciário, a iniciativa conta com o apoio do Governo do Estado, da Assembleia Legislativa do Ceará, da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE) e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Ceará (Fecomércio-CE).