Conteúdo da Notícia

Advogado Padrão – Hélio Leitão destaca trajetória de homenageados e defende independência da OAB

Ouvir: Advogado Padrão – Hélio Leitão destaca trajetória de homenageados e defende independência da OAB

17.08.2009
Os advogados Amadeu Gomes de Barros Leal Filho, Francisco Ivan Rodrigues Mendes, Máximo Henrique Fortinho de Miranda Sá, Meton César de Vasconcelos e Paula Francinete Benício Borges receberam, em solenidade realizada no auditório da FIEC, na última quinta-feira (13/08), a Medalha Advogado Padrão. Os advogados foram saudados pelo tesoureiro da OAB-CE, Erinaldo Dantas Filho.
A comenda é entregue a advogados escolhidos pelo Conselho da OAB-CE que tenham mais de 30 anos de exercício profissional e não tenham respondido a nenhum processo ético-disciplinar. Na mesma solenidade, 50 novos advogados receberam a carteira da OAB-CE.
Na ocasião, o presidente da OAB-CE, Hélio Leitão, destacou a trajetória dos advogados homenageados e defendeu a independência da OAB com relação ao Poder Judiciário. ?Mirem-se no exemplo dos que hoje recebem o reconhecimento da OAB Ceará. Sejam também homens e mulheres que lutam pelo império da lei e da justiça. Advogados que, na sua lida profissional e mesmo na luta classista, concorreram e concorrem para a afirmação da profissão e independência, eu disse independência, de seu órgão de classe?, afirmou.
Uma advocacia e uma OAB, completou Hélio Leitão, ?que não se agacha diante dos poderes constituídos. Uma OAB que não se queda genuflexa diante do Poder Judiciário nem se deixa atemorizar pelo olhar intimidador dos poderosos?. Para finalizar citou o mestre Ruy Barbosa, segundo o qual “legalidade e liberdade são as tábuas da vocação do advogado?.