Conteúdo da Notícia

Acusado de tentativa de homicídio é condenado a seis anos de prisão

Ouvir: Acusado de tentativa de homicídio é condenado a seis anos de prisão

01.10.10
O Conselho de Sentença do 2º Tribunal do Júri do Fórum Clóvis Beviláqua condenou o réu Yuri Monteiro Saraiva a seis anos de detenção, em regime semiaberto, por tentar matar Jaime Freire Marti, no dia 23 de dezembro de 2004, em Fortaleza.
O julgamento, presidido pelo juiz Henrique Jorge Holanda Silveira, começou às 13h:30min e terminou às 20h:00 de ontem, 4a.feira (29/09).
O Ministério Público (MP) estadual, representado pela promotora de Justiça Alice Iracema Melo Aragão, sustentou a acusação descrita na denúncia e pediu a condenação do réu pelo crime de tentativa de homicídio qualificado, por motivo fútil.
Já os advogados de defesa José Nilson Farias Sousa Júnior e José Sebastião Neto arguiram a tese de descriminante putativa, em que o acusado, ?por erro plenamente justificado pelas circunstâncias, supõe situação de fato que, se existisse, tornaria a ação legítima?.
Além disso, pediram a desclassificação do delito para a sua forma simples, o que não foi aceito pelos jurados. O crime A tentativa de homicídio ocorreu em uma churrascaria na avenida Rui Barbosa, no bairro Dionísio Torres, por volta de 00h:30min da madrugada. Conforme denúncia do MP, Yuri Monteiro teria atirado na vítima por causa de ciúmes.
O acusado estava com sua esposa ao lado da mesa da vítima. Em determinado momento, os dois começaram a discutir, pois supostamente Jaime Freire teria desrespeitado a mulher do réu.
Ao verem a confusão, os seguranças da churrascaria expulsaram Yuri Monteiro do local.
Minutos depois, ele retornou com uma arma em punho e, após nova discussão, atirou na vítima, que foi socorrida e levada ao hospital.
Em depoimento, o réu confessou ter atirado em Jaime, mas disse que usou a arma apenas para se defender, pois durante a discussão achou que a vítima também portava um revólver.
Yuri Monteiro afirmou ainda ter atirado apenas uma vez, como ?um ato instintivo?, não tendo a intenção de matar a vítima.
Fonte: TJ/Ceará