Conteúdo da Notícia

Acusado de atirar em amigo será julgado à revelia nesta quarta-feira

Ouvir: Acusado de atirar em amigo será julgado à revelia nesta quarta-feira

A 2ª Vara do Júri do Fórum Clóvis Beviláqua levará a julgamento, nesta quarta-feira (13/10), às 13h30, o réu Vandey de Oliveira Matos. Ele é acusado de tentar matar José Roberto Santos Ribeiro, no dia 24 de setembro de 2005. O réu responde ao processo por tentativa de homicídio qualificado, por motivo fútil.
A tentativa de homicídio ocorreu na Travessa Jacarandá, no bairro Parque Presidente Vargas, por volta das 22h. Segundo a denúncia do Ministério Público, ambos eram amigos. Na noite do crime, José Roberto estava sentado na calçada da casa da mãe do réu, quando Vandey de Oliveira apareceu.
De acordo com os autos, o acusado sentou ao lado da vítima e, sem que houvesse qualquer discussão, sacou uma arma e atirou no rosto de José Roberto. Após o disparo, Vandey fugiu do local, mas foi capturado pela polícia minutos depois.
Em depoimento, o acusado confessou que era amigo da vítima e afirmou que não teve a intenção de atirar contra José Roberto. Em sua versão, ele estava sentado ao lado da vítima limpando o revólver, quando a arma disparou. Vandey de Oliveira disse ainda que só fugiu porque ficou muito nervoso e pensou que o amigo tivesse morrido.
Após prestar depoimento, o acusado não foi mais encontrado pela polícia e será julgado à revelia. Com a reforma do Código de Processo Penal, introduzida pela lei nº 11.689, de 2008, o julgamento poderá ser realizado mesmo sem a presença do réu.
O júri será presidido pelo juiz Henrique Jorge Holanda Silveira e a defesa ficará a cargo do advogado Luís Átila Bezerra. Já a acusação será patrocinada pela promotora Alice Iracema Melo Aragão.