Conteúdo da Notícia

Ação policial prende cinco pessoas em Barbalha

Ouvir: Ação policial prende cinco pessoas em Barbalha

25.02.2011 Ceará
Cinco homens acusados de envolvimento em um esquema criminoso no Cariri foram presos ontem pela manhã por agentes da Polícia Federal em Barbalha. Três dos presos são da mesma família: um pai e seus dois filhos.
A operação Integração 2, numa parceria entre as Polícias Federal e Militar, foi realizada em cumprimento a cinco mandados de prisão expedidos pelo juiz Demétrio Souza Pereira, da Comarca do Município.
De acordo com o delegado da Polícia Federal de Juazeiro do Norte, Alan Robson Alexandrino Ramos, foram presos preventivamente Arnaldo Teles, Francisco Ronaldo Araújo Sampaio, Aldo Teles, João Valério e um mototaxista, conhecido como Pinto. Arnaldo é pai de Ronaldo e Aldo.
No momento da prisão, Ronaldo reagiu, efetuando cinco disparos contra um agente federal, que conseguiu se proteger atrás de um muro. ?Isso já é crime federal. Por isso, ele foi preso em flagrante e responderá também por tentativa de homicídio, na Justiça Federal?, disse Ramos. Ninguém ficou ferido.
Ronaldo portava um revólver calibre 38, com cinco munições deflagradas no momento da abordagem policial. Durante a operação, foram apreendidos carros, droga, motos, arma de fogo e munições em oito residências e comércios dos presos, no bairro Alto da Alegria.
Tráfico e extorsão
Com base em informações do Ministério Público de Barbalha, Ramos explica que, além do envolvimento com tráfico, os homens praticavam extorsão contra moradores do Município. ?Ninguém denunciava porque tinha medo. Eles eram pessoas de alta influência em Barbalha. Tinham envolvimento também com tráfico de drogas e uso de armas?, disse.
Os acusados são de classe média e, conforme Ramos, a população se sentia coagida. ?Nós temos ouvido vários comentários da população agradecendo pela prisão, dizendo que eram pessoas perigosas?, acrescentou.
O POVO tentou falar com o juiz da Comarca de Barbalha, Demétrio Souza Pereira, para comentar os mandados, mas ele não foi localizado, apesar das várias tentativas.
O quê
ENTENDA A NOTÍCIA
Uma quadrilha acusada de envolvimento com tráfico de drogas, porte ilegal de armas e de crime de extorsão foi desarticulada ontem, em Barbalha. Cinco homens foram presos. Alguns dos integrantes são da mesma família.
SAIBA MAIS
Questionado pelo O POVO, o delegado da Polícia Federal, Alan Robson Alexandrino Ramos, não soube informar qual seria o envolvimento de cada integrante da quadrilha, nem como eles agiam.
Ele recebeu apenas os mandados de busca e apreensão do juiz da Comarca de Barbalha e deu cumprimento. As informações concedidas por ele, têm como base dados passados pelo Ministério Público do Município, que acompanha o caso.
Lucinthya Gomes
lucinthya@opovo.com.br