Conteúdo da Notícia

8ª Câmara Cível aprova voto de congratulação ao CNJ por projeto de atenção prioritária ao 1º Grau

8ª Câmara Cível aprova voto de congratulação ao CNJ por projeto de atenção prioritária ao 1º Grau

Ouvir: 8ª Câmara Cível aprova voto de congratulação ao CNJ por projeto de atenção prioritária ao 1º Grau

A 8ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) aprovou, nesta terça-feira (04/02), voto de congratulação ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), pela iniciativa de criar grupo de trabalho visando à implantação de uma política nacional de atenção prioritária ao 1º Grau de jurisdição.

O voto foi proposto pelo desembargador Raimundo Nonato Silva Santos, que destacou as características do projeto. “A política de atenção permanente ao 1º Grau prevê o desenvolvimento de um modelo de gestão democrático, colaborativo e participativo, com vistas à superação dos principais problemas enfrentados”.

De acordo com o Relatório Justiça em Números 2013, publicado pelo CNJ, 90% dos processos em tramitação no Judiciário brasileiro estão na 1ª Instância. “Essa realidade pode ser mudada com a colaboração de servidores, advogados, Ministério Público, juizes e, principalmente, com a efetiva participação dos desembargadores do Tribunal de Justiça”, declarou.

A primeira audiência pública sobre o tema será realizada em Brasília, nos dias 17 e 18 deste mês. O desembargador Raimundo Nonato acrescenta que o Conselho iniciou consulta pública para o recebimento de sugestões que auxiliem na implementação da política. O projeto “Comissão Permanente de Apoio às Comarcas do Interior”, de autoria do magistrado, foi encaminhado como proposta.