Conteúdo da Notícia

4ª Câmara Cível mantém liminar que proíbe realização de festas em clube de Maranguape

4ª Câmara Cível mantém liminar que proíbe realização de festas em clube de Maranguape

Ouvir: 4ª Câmara Cível mantém liminar que proíbe realização de festas em clube de Maranguape

A 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) manteve a liminar que determinou a suspensão de festas no Clube ?Meidu Mato?, em Maranguape, Região Metropolitana de Fortaleza. A decisão, proferida nessa quarta-feira (05/10), teve como relatora a desembargadora Maria Iracema Martins do Vale.
Consta nos autos que o Ministério Público (MP) estadual moveu ação civil pública, com pedido de liminar, contra o empresário R.H.M.M., que promove festas no clube, localizado em bairro residencial do município. O MP informou que a poluição sonora dos shows realizados no estabelecimento prejudica o sossego dos moradores.
Constatou, ainda, que o aglomerado de pessoas no entorno do local está poluindo o rio que passa nas proximidades, gerando danos ao meio ambiente. Além disso, a casa de festas funciona em descompasso com a legislação, tendo em vista que não possui alvará de funcionamento. O empresário não apresentou contestação.
Em novembro de 2009, a juíza da 1ª Vara de Maranguape, Raquel Otoch, concedeu a liminar, determinando a suspensão imediata das atividades. A magistrada estipulou multa diária de R$ 50 mil para o caso de descumprimento.
O empresário interpôs agravo de instrumento (nº 6181-29.2010.8.06.0000/0) no TJCE. Argumentou que possui todas as autorizações e alvarás necessários ao funcionamento do clube.
A relatora explicou que ?o interesse público deve prevalecer sobre o interesse privado. É que, sendo o meio ambiente direito difuso, todos os moradores da cidade de Maranguape, ou pelo menos os que residem nos arredores do clube, são prejudicados pela poluição sonora causada?.
Com esse entendimento e com base na jurisprudência dos tribunais superiores, a 4ª Câmara Cível manteve a liminar proferida no 1º Grau.