Conteúdo da Notícia

3ª Vara de Sucessões realiza mutirão de conciliação para cumprir a Meta 2 do CNJ

3ª Vara de Sucessões realiza mutirão de conciliação para cumprir a Meta 2 do CNJ

Ouvir: 3ª Vara de Sucessões realiza mutirão de conciliação para cumprir a Meta 2 do CNJ

A 3ª Vara de Sucessões do Fórum Clóvis Beviláqua realiza até a próxima sexta-feira (13/11) mutirão de conciliação de processos referentes à Meta 2, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que consiste no julgamento, este ano, de todos os processos distribuídos até 31 de dezembro de 2005. Ao todo, foram selecionados 30 processos que envolvem ações de inventários.
A meta é realizar, no horário de 9h às 16h, acordos a cada uma hora, totalizando seis audiências por dia. O mutirão mobiliza doze pessoas, entre elas, a juíza titular da unidade Maria Gladys Lima Vieira; a promotora de Justiça Mônica de Alves Moura; a diretora em exercício da secretaria, Nazaré Cunha Lima; servidores e estagiários da unidade judiciária.
De acordo com a magistrada, a expectativa é obter o maior número possível de acordos e dar prosseguimento às ações em que houver a ausência de uma das partes. “Os processos relacionados à Meta 2 são casos mais complicados, mas acredito que utilizando a conciliação como ferramenta conseguiremos êxito”, observa a juíza.
Após uma audiência complexa, os advogados das partes, Ronald Torres de Oliveira e Francisco Monteiro da Silva Vieira, saíram satisfeitos. “Embora não tenhamos entrado em um acordo final, conseguimos dar um encaminhamento satisfatório ao nosso processo, que tramita na Justiça desde 2001. E o mais importante, agora todas as partes estão dispostas a conversar e entrar em uma acordo amigável”, ressaltou o advogado Francisco Monteiro.
Para a juíza Maria Gladys Lima, a audiência de conciliação em ações de inventários é uma evolução. “Esses casos são conhecidos como burocráticos. Esse procedimento é satisfatório para todos, pois, através do diálogo, a solução do conflito se torna mais justa”, ressalta.