Conteúdo da Notícia

2º Tribunal do Júri julgará homicídio resultante de briga no trânsito

Ouvir: 2º Tribunal do Júri julgará homicídio resultante de briga no trânsito

Um caso de discussão no trânsito que acabou em assassinato será levado a julgamento nesta quarta-feira (10/06), às 13h30, no Fórum Clóvis Beviláqua. O réu, Francisco Ari dos Santos, policial militar, está sendo acusado de matar Vicente Rodrigues de Sousa e ferir Marcos Aurélio Rodrigues de Sousa, em setembro de 2002, no bairro Messejana, periferia de Fortaleza. O julgamento será realizado pela 2ª Vara do Júri.
Na oportunidade em que apresentou a denúncia contra o militar, o Ministério Público contou que no dia 29 de setembro de 2002, o réu estava trafegando por uma rua da comunidade São Miguel, bairro Messejana, quando deparou-se com um aglomerado de pessoas que dificultavam o acesso dos veículos. Ao passar pelo local, o réu sentiu que as pessoas batiam no carro, o que lhe deixou irritado.
O condutor desceu do veículo e pediu para que o fato não se repetisse, mas o apelo foi em vão. Ele, então, passou a discutir com o grupo. Após a troca de agressões verbais, o réu sacou a arma e disparou contra Vicente e Marcos Aurélio, fugindo, posteriormente, do local. A primeira vítima faleceu no hospital no dia 3 de outubro em decorrência do ferimento a bala, enquanto Marcos Aurélio sofreu apenas uma lesão na perna.
O réu foi pronunciado no dia 20 de julho de 2007. Inconformado, recorreu da sentença ao Tribunal de Justiça do Estado, sendo a decisão judicial mantida por unanimidade pela Corte. Com relação ao delito de lesão corporal, foi extinta a punibilidade do réu pela prescrição.
Durante o seu interrogatório, Francisco Ari assumiu a autoria dos disparos, mas conta que o primeiro tiro foi acidental e que aconteceu no momento em que Vicente tentou tomar-lhe a arma. O segundo tiro ele efetuou em legítima defesa pois passou a ser agredido por várias pessoas.
A defesa dele será patrocinada pelo advogado Juvenal Lamartine Azevedo e a promotora de Justiça Alice Iracema Melo Aragão fará a acusação. O Julgamento será presidido pelo juiz Henrique Jorge de Holanda Silveira, titular da 2ª Vara do Júri.