Conteúdo da Notícia

1ª Vara do Júri leva a julgamento acusado de ter matado por vingança

Ouvir: 1ª Vara do Júri leva a julgamento acusado de ter matado por vingança

A 1ª Vara do Júri do Fórum Clóvis Beviláqua levará a julgamento, nesta terça-feira (10/08), às 13h30, Francisco Leorne Teixeira da Costa, acusado de ter matado Antônio Edson Fidélis de Brito, no dia 28 de novembro de 2003, na Travessa Santo Antônio, bairro Genibaú, em Fortaleza. O acusado responde ao processo por homicídio qualificado, por motivo torpe.
Segundo a denúncia do Ministério Público, baseada em inquérito policial, o crime foi motivado por vingança, já que, um ano antes de ser morto, Antônio Fidélis havia assassinado um amigo do acusado.
No dia do crime, por volta das 23h30, Francisco Leorne voltava para casa, em estado de embriaguez, quando encontrou a vítima. Segundo relatos de testemunhas, os dois acabaram discutindo e, nesse momento, o réu entrou na casa de Antônio Fidélis para pegar uma arma que o mesmo possuía.
Apesar dos apelos da esposa da vítima, o réu efetuou vários disparos. Antônio Fidélis acabou morrendo na porta de sua casa. Após o crime, o acusado fugiu.
Em depoimento, Francisco Leorne assumiu a autoria do homicídio, porém ele alegou tese de legítima defesa, afirmando que, durante a discussão, a vítima tinha feito o gesto de puxar uma faca que teria na cintura.
O acusado já foi condenado a 15 anos de prisão, por outro assassinato, e cumpria pena na Colônia Agropastoril do Amanari. No dia 28 de fevereiro deste ano, ele acabou fugindo, estando até então foragido da justiça.
O julgamento será presidido pela juíza titular da 1ª Vara do Júri, Danielle Pontes de Arruda Pinheiro, e a acusação ficará sob a responsabilidade do promotor de Justiça Francisco Marques Lima. A defesa ficará a cargo do advogado Carlos Levi Costa Pessoa.