Conteúdo da Notícia

1ª Vara do Júri julga amanhã, 5ª.feira, acusado de morte em briga de bar

Ouvir: 1ª Vara do Júri julga amanhã, 5ª.feira, acusado de morte em briga de bar

29-Jul-2009
A 1ª Vara do Júri do Fórum Clóvis Beviláqua levará a julgamento, nesta 5ª.feira (30/07), às 13h:30min, o réu José Batista Gomes de Sousa pelo assassinato de Carlos Alberto Balbino de Sousa. Ele responderá pelo crime de homicídio simples às sanções do artigo 121, ?caput? do Código Penal Brasileiro.
O Ministério Público (MP) relata na denúncia que no dia 31 de março de 2002, por volta de 2 horas, a vítima encontrava-se no bar de propriedade do réu, onde solicitou que lhe fosse servida uma bebida, não sendo devidamente atendida. A partir desse fato, iniciou-se uma discussão com um dos freqüentadores do estabelecimento, fazendo com que os mesmos fossem às vias de fato.
Segundo consta nos autos do processo, logo após a briga, Carlos Alberto Balbino montou em seu cavalo e ameaçou invadir o local fazendo uso da montaria. Neste momento, o acusado interferiu e, armado de revolver, passou a disparar contra a vítima, que ao sentir-se agredido, armou-se com uma faca e passou a desferir golpes contra o réu José Batista Gomes.
De acordo com a denúncia do MP, após o incidente, Carlos Alberto fugiu do local, sendo perseguido pelo acusado, que disparou um projétil em suas costas. Com a vítima caída no chão, o réu se aproximou do corpo e disparou outros tiros, para depois fugir. Conforme a denúncia, José Batista teve ferimentos a faca, enquanto Carlos Alberto ficou gravemente lesionado a tiros de revolver e faleceu no hospital. O réu estava foragido e foi capturado no Rio Grande Norte, em 25 de outubro de 2006.
A defesa do José Batista Gomes de Sousa, feita pelo defensor público Ian Mendonça Gomes, solicitou a absolvição sumária do acusado, alegando que ele agiu em legitima defesa. A prisão do réu foi revogada no dia 07 de fevereiro de 2007.
A acusação será feita pelo promotor de justiça, Francisco Marques Lima. O Júri Popular será presidido pelo juiz do 5º Tribunal do Júri, Jucid Peixoto do Amaral.