Conteúdo da Notícia

1ª Vara de Família promove acordos de divórcio e pensão alimentícia durante mutirão

Ouvir: 1ª Vara de Família promove acordos de divórcio e pensão alimentícia durante mutirão

09.04.2011
A 1ª Vara de Família do Fórum Clóvis Beviláqua promoveu na última 6a.feira (08/04), mutirão de conciliação. Estavam agendadas 70 audiências referentes a ações de divórcio e pensão alimentícia.
Um dos casos solucionados foi o de M.S.L. e do ex-marido F.R.L.. Os dois estavam separados há mais de 20 anos, mas somente há três meses iniciaram o processo de divórcio.
Na audiência, realizada em apenas 15 minutos, eles formalizaram a situação. ?Por comodidade, a gente nunca tinha ido atrás de resolver. Mas agora que está resolvido é um problema a menos?, destacou M.S.L..
De acordo com a titular da Vara, juíza Maria Regina Oliveira Câmara, a unidade judiciária destina uma sexta-feira de cada mês, exclusivamente, para a realização de conciliações.
A magistrada assegura que, em geral, os mutirões têm obtido êxito, chegando a até 70% de acordos.
Dessa forma, segundo a juíza, tem sido possível reduzir o acervo processual, dando maior agilidade à solução das lides. ?São as partes que fazem a melhor sentença. São elas que sabem o que podem pagar e o que precisam receber?.
A magistrada explica que aqueles que possuem processo tramitando na 1ª Vara de Família e tenham interesse em fazer acordos devem procurar a Secretaria da unidade e solicitar a inclusão dos autos na pauta de audiências dos próximos mutirões.
O resultado da força-tarefa será divulgado na próxima semana.
Fonte: TJ/Ceará