Conteúdo da Notícia

Acervo da Divisão de Pessoal do TJCE é digitalizado para preservar memória e facilitar consulta

Acervo da Divisão de Pessoal do TJCE é digitalizado para preservar memória e facilitar consulta

Ouvir: Acervo da Divisão de Pessoal do TJCE é digitalizado para preservar memória e facilitar consulta

A Secretaria de Gestão de Pessoas do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), em parceria com a Assessoria Institucional, já digitalizou 3.700 e arquivou 600 fichas funcionais de magistrados e servidores do Judiciário cearense. O trabalho deve ser concluído em setembro deste ano.

De acordo com a diretora da Divisão de Pessoal, Rinah Melo da Silva, havia necessidade de preservar a documentação que estava se deteriorando pelo constante manuseio. Além disso, muitas fichas datam, ainda, do início da década de 70.

A chefe do Serviço de Cadastro e Controle Funcional, Sandra Maria Montenegro Bessa, disse que as condições de trabalho estavam inadequadas em virtude do excesso de papéis velhos que tornavam o ambiente insalubre. Além disso, a consulta ficou muito mais ágil por meio eletrônico. Ela explicou que ainda serão higienizadas e digitalizadas aproximadamente três mil fichas.

O Parque Gráfico do TJCE fica responsável pela digitalização. O armazenamento dos dados possui acesso restrito à consulta, preservando a cópia fiel dos arquivos e a documentação original.