Hastas Públicas

Hasta pública é um ato da Justiça pelo qual são alienados bens do devedor para que, com o dinheiro apurado, possam ser pagos o credor, as custas e despesas do processo. É subdividida em praça e leilão, sendo a primeira a denominação para alienação de bens imóveis, e a segunda, para bens móveis.

Quais as vantagens de se adquirir um bem em hasta pública?
Diferentemente da aquisição no mercado (em que as ofertas de imóveis são feitas por meio de corretores, que cobram em média comissão correspondente a 6% do preço), não existe comissão na aquisição de um imóvel em hasta pública, salvo em casos excepcionais em que tenha sido permitida a atuação de um leiloeiro. Além disso, os bens alienados em hasta pública normalmente são avaliados por um profissional neutro (oficial de justiça avaliador), sem nenhum custo para quem adquirir o imóvel na hasta.

Quais as formas de obter informações?
O edital é a forma pela qual o público pode tomar conhecimento sobre um bem que será alienado. Em regra, a lei determina que o edital seja publicado no Diário da Justiça Estadual (no caso de partes beneficiárias da gratuidade judiciária) e/ou em jornais de grande circulação. Os editais de hastas públicas da Comarca de Fortaleza (processos em trâmite no Fórum Clóvis Beviláqua) também estão dispostos neste site, possibilitando maior publicidade à sociedade.

Assim, sejam bem-vindos todos os interessados em adquirir bens provenientes de hastas públicas.